Fábrica da Polinox em Itupeva
 
         Líder em catalisadores e ceras desmoldantes na América Latina, a Polinox registrou alta de 5,5% no volume produzido em 2013, o que significou uma expansão de 14% no faturamento em comparação ao período anterior.
         O aparente bom resultado, comenta Roberto Pontifex, diretor-geral da Polinox, deve ser avaliado com cautela. “Conseguimos crescer mesmo num ano difícil para o setor de compósitos, inclusive chegamos a ganhar maior participação de mercado. No entanto, as margens de lucro foram extremamente afetadas pelos seguidos aumentos nos custos de fabricação”, ele comenta. Cerca de 80% dos insumos processados pela Polinox são importados ou têm suas cotações atreladas ao dólar.
         A expectativa para 2014, informa Pontifex, é elevar em 6% o volume produzido pela Polinox em Itupeva, no interior de São Paulo – é o maior complexo latino-americano para a produção de catalisadores e ceras. “Se o câmbio não oscilar muito, conseguiremos recompor as nossas margens ao longo do ano. E devemos intensificar o volume de negócios com os demais países da América do Sul”. Em regra, as exportações representam 10% do faturamento da empresa.
         Fundada em 1960, a Polinox fabrica mais de quarenta tipos de catalisadores, entre formulações puras e blendas. É uma empresa certificada conforme as normas ISO 9001 e ISO 14001.
         Para mais informações, acesse www.polinox.com.br
 
Bairro dos Compósitos: 330 m² para mostrar a versatilidade do material
 
         A Polinox patrocinou a construção do Bairro dos Compósitos, forma especial que a Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) encontrou para participar da Feicon Batimat, maior salão da construção civil da América Latina.
         “Com essa ação, a ALMACO mostrou a milhares de pessoas a versatilidade dos compósitos. Mais do que isso, ajudou a promover negócios que envolvem toda a cadeia produtiva do material”, comenta Roberto Pontifex, diretor da Polinox. Ao longo dos cinco dias de Feicon, R$ 26 milhões em negócios foram gerados no Bairro dos Compósitos.
         O espaço de 330 m² da ALMACO contou com dezenas de itens comuns ao nosso dia a dia, como casa, escola, posto de saúde, ponto de ônibus, loja e área de lazer. Todos produzidos por empresas brasileiras, caso da paranaense MVC, responsável pelo fornecimento da casa e da escola – as paredes de compósitos dessas edificações foram polimerizadas com os catalisadores da Polinox.

         Jornal do Bairro e TVs
         O Jornal do Bairro, publicação da ALMACO que circulou na Feicon Batimat, está disponível para download aqui. E as matérias feitas pelos programas Conta Corrente, da Globo News, e Jornal Hoje, da Globo, podem ser conferidas aqui e aqui.
         Para mais informações, acesse o hot site www.almaco.org.br/feicon
 
 
Aulas gratuitas de capoeira estão entre as atividades da ONG
 
         Contribuir para a formação de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social. Esse é o principal objetivo da ONG O Saci, de Itupeva, cidade do interior de São Paulo onde está situada a fábrica da Polinox, uma das suas apoiadoras.
         Criada pelo professor de educação física Dênis Andrade Lopes, a ONG O Saci é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve uma série de projetos sociais apoiados por aulas de capoeira, karatê, jiu-jitsu, xadrez e samba de roda. Trata-se de uma entidade com Título de Utilidade Pública Municipal, além de registro no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e no Conselho Tutelar.
         Saiba mais sobre o excelente trabalho promovido pela O Saci no www.osaci.org.br
 
 
         Por meio da doação de recursos e matérias-primas para a fabricação de pranchas de surf, Polinox e Bahia Fibra apoiaram mais um evento beneficente organizado pela Associação de Surf de Amaralina (ASA) no início do ano. Além de oferecer aulas de surf gratuitas para crianças carentes, a ASA sorteou algumas pranchas entre os alunos.
         A Bahia Fibra é distribuidora oficial da Polinox na Bahia. Localizada em Salvador e há mais de quinze anos no mercado de compósitos, é uma das principais distribuidoras de matérias-primas do estado.
         Para mais informações, acesse www.bahiafibra.com.br
 
 
Caso deseje cancelar o recebimento desse boletim, envie uma mensagem para polinox@slea.com.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para o mesmo endereço.