Em junho de 2003, a Polinox, maior fabricante de catalisadores da América Latina, concluiu a primeira de muitas expansões de capacidade da planta que opera em Itupeva, no interior de São Paulo. À época, o investimento elevou o potencial para 100 toneladas/mês, volume que representa 1/3 do atual. Eram produzidos dez tipos de peróxidos; hoje são mais de quarenta, entre formulações puras e blendas.
        “Nosso desempenho espelhou muitas vezes o resultado do mercado brasileiro de compósitos. Mas também crescemos quando a situação interna não foi tão boa, graças aos negócios com os demais países da América do Sul, principalmente Argentina e Chile”, afirma Roberto Pontifex, diretor da Polinox. As exportações costumam responder por 10% do faturamento da empresa.

        Inclusão de mais um turno
        Por ora, o potencial instalado em Itupeva é suficiente para atender à demanda. Contudo, Pontifex já tem pronto um novo plano de expansão de capacidade – o aumento giraria em torno de 15%. “A depender de como o mercado se comportar no segundo semestre, poderemos incluir mais um turno e chegar a quase 350 toneladas mensais”, calcula.
        Na ativa desde 1960, a Polinox, uma empresa 100% brasileira, conta com as certificações conforme as normas ISO 9001 e ISO 14001.
        Para mais informações, acesse www.polinox.com.br

 
 
        Líder latino-americana em catalisadores, a Polinox fabrica atualmente mais de quarenta produtos, entre formulações puras e blendas. O Brasnox TBPB®, por exemplo, é indicado para a polimerização de compostos moldados em processos fechados e sob altas temperaturas, como SMC e BMC. Ambos são largamente utilizados na produção de capôs, para-choques e faróis, entre outras peças de veículos leves e pesados.
        Entre as principais características do Brasnox TBPB
®, destaque para o aumento da velocidade de cura do composto, o que reflete em sensível ganho de produtividade. Outra vantagem fica por conta da possibilidade de usá-lo numa blenda com os peróxidos de benzoíla Perbenzox® ou de metil isobutil cetona Brasnox MIBK®, alternativas bastante comuns na fabricação de perfis (pultrusão). “Nesse caso, há o aumento do intervalo de temperatura da polimerização, que passa a ficar entre 120ºC e 160ºC. Isso dá mais liberdade para o moldador ajustar o seu processo”, afirma Sérgio Andrade, gerente industrial da Polinox.
        Para mais informações, ligue para
(11) 4591-3444.
 
Farol de BMC: Brasnox TBPB® proporciona cura rápida

 
 
 
        A Mastergel, distribuidora dos catalisadores e ceras desmoldantes da Polinox em Santa Catarina, conquistou a certificação conforme a norma de qualidade ISO 9001:2008. Fundada em 2009, a Mastergel também atua como fabricante de dezenas de tipos de gelcoats.
        “A certificação reitera o compromisso da Mastergel com o mercado de materiais compósitos. Trata-se de uma empresa nova, mas administrada por pessoas com larga experiência no setor”, afirma Roberto Pontifex, diretor da Polinox.
        Para mais informações sobre a Mastergel, acesse www.mastergelcompositos.com.br


 
 
 
        Longevidade e participação de mercado transformam muitas empresas em sinônimos dos setores em que atuam. É o caso da Poliresinas San Luis, maior companhia da indústria de compósitos da Argentina. Fundada em 1960 – por coincidência, o mesmo ano da Polinox – a Poliresinas é a responsável por fornecer nada menos do que a metade das cerca de 25.000 toneladas de matérias-primas processadas anualmente pelos moldadores locais, calcula Alfredo Biondini, diretor.
        “O mercado argentino de compósitos está estável em relação ao ano passado, tendo a construção civil como principal consumidora, seguida por transportes, agribusiness e lazer”, ele detalha, estimando que a carteira de clientes da Poliresinas seja formada atualmente por 150 empresas de médio e grande portes.
        Além de fabricar diversos tipos de resinas e gelcoats, a Poliresinas também
atua como distribuidora – integra, por exemplo, as redes autorizadas de Ashland (resina éster-vinílica) e Owens Corning (fibras de vidro). Em relação aos catalisadores, a Poliresinas distribui as famílias Brasnox® e Perbenzox®, da Polinox, desde 2009. “Temos obtido resultados muito bons com os produtos da Polinox”, completa Biondini.
         Para mais informações sobre a Poliresinas, acesse www.poliresinas.com

 
Caso deseje cancelar o recebimento desse boletim, envie uma mensagem para polinox@slea.com.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para o mesmo endereço.